Todo ano, quando dezembro chega, eu fico encantada com aquelas plantas lindas de folhas vermelhas que aparecem em todos os lugares. Sabe aquela plantinha que parece ter sido pintada especialmente para o Natal? Pois é, o famoso bico de papagaio.
Por anos eu tive essa planta em casa, achando que era só mais uma decoração natalina inofensiva. Até o dia que minha vizinha, que é enfermeira, me contou uma história que me deixou de cabelo em pé. A filha pequena dela tinha tocado na planta e ficou com a mão toda irritada e vermelha.
Foi aí que descobri que essa belezinha esconde alguns segredos bem perigosos. E como eu sempre digo: informação é poder, principalmente quando se trata da segurança da nossa família.
O bico de papagaio planta, conhecido cientificamente como Euphorbia pulcherrima, é uma espécie que encanta por sua beleza única e cores vibrantes, especialmente durante o período natalino. Originária do México, ganhou popularidade em todo o mundo e é um símbolo de decoração e elegância.
Mas aqui vem o primeiro segredo: a planta é tóxica e deve ser mantida fora do alcance das crianças. É meio irônico, né? Uma planta que associamos a festas em família pode ser perigosa justamente para os menores da casa.
O que mais me impressiona é como ela consegue ser tão bonita e ao mesmo tempo tão traiçoeira. As “pétalas” vermelhas que achamos lindas são na verdade brácteas, e toda a planta contém uma substância que pode causar sérios problemas.
Aqui está o grande segredo que muita gente não sabe: o látex da planta é o principal componente tóxico. É aquela substância leitosa que sai quando você quebra um galho ou uma folha.
Assim como outras integrantes da família das euforbiáceas, como aveloz e cacto-láctea, o bico-de-papagaio possui o látex, uma substância que pode causar intoxicação quando em contato com a pele.
Quando essa substância entra em contato com a pele, pode causar irritações e reações alérgicas. A seiva leitosa da planta ao entrar em contato com a pele e mucosas pode causar processos inflamatórios como edema, coceira e dor.
E se respingar no olho? Em contato com os olhos, pode haver inflamação e irritação séria. Já imaginou explicar para o médico que foi uma “plantinha de Natal” que causou o problema?
De acordo com dados do Centro de Informação Toxicológica (CIT/RS), vinculado a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde, mais de 80% dos casos de intoxicação são sofridos por crianças de 2 a 9 anos.
O motivo é óbvio: “As crianças são as mais afetadas porque não sabem diferenciá-las”. Para uma criança, aquelas folhas vermelhas chamativas podem parecer algo gostoso de experimentar.
É importante destacar que as folhas e o látex da bico de papagaio podem ser tóxicos para animais de estimação, como cães e gatos, se ingeridos.
Imagina só o desespero de ver seu bichinho passando mal por causa de uma planta decorativa? Portanto, é importante mantê-la fora do alcance desses animais e procurar orientação veterinária em caso de ingestão acidental.
Se alguém da família tocou na planta e está com:
É sinal de que houve contato com o látex tóxico.
Os sintomas são bem mais graves quando a pessoa engole partes da planta:
As intoxicações com a Poinsétia podem ocorrer durante as atividades de poda ou através de uma ingestão acidental. Sempre que for mexer na planta, use luvas e óculos de proteção.
É justamente na época que mais usamos essas plantas que os riscos aumentam. “A maioria dos arbustos venenosos é usado em decoração. Por esse motivo, são tão freqüentes em casas e jardins, o que aumenta o perigo de intoxicação em crianças.”
Muita gente não sabe que precisa tomar cuidado. Corta, poda, mexe na planta sem proteção e depois toca no rosto, nos olhos… É receita para problema.
Coloque a planta em locais altos, onde crianças e pets não alcancem. Uma prateleira alta ou um suporte elevado são ideais.
Sempre use luvas quando for mexer na planta. Tenha um borrifador com água por perto para lavar imediatamente qualquer respingo.
Explique para todos da casa, principalmente as crianças, que a planta é “só para olhar”. Não precisa assustar, mas deixar claro que não pode tocar.
Se houver contato acidental:
Se você tem crianças pequenas ou pets curiosos em casa, considere trocar o bico de papagaio por:
Olha, eu continuo achando o bico de papagaio uma planta linda. Mas depois de saber todos esses detalhes, minha relação com ela mudou completamente.
Hoje eu tenho duas em casa, mas ficam no alto da estante da sala, longe dos meus netos. Uso luvas sempre que vou regá-las e já expliquei para toda a família sobre os cuidados necessários.
Em vaso, possui menor durabilidade, sobrevivendo bem por até seis semanas. Ou seja, é uma planta temporária mesmo – perfect para quem quer curtir a beleza natalina sem se comprometer com cuidados a longo prazo.
O importante é estar informada. Não precisa ter medo da planta, mas sim respeitar os cuidados que ela exige. Afinal, conhecimento é a melhor forma de prevenção, não é mesmo?
Agora que você sabe dos segredos por trás dessa beleza natalina, pode tomar uma decisão consciente sobre ter ou não ter bico de papagaio em casa. O que importa é que sua família fique sempre segura!
Se tem uma planta que já me deu dor de cabeça — e depois virou…
Preciso contar uma descoberta que mudou completamente minha paixão por begônias! Sempre achei que begônia…
Você já ficou na dúvida se devia ou não cortar aquele galho da sua planta…
Como Fazer Irrigação Localizada no Jardim: O Truque Que Vai Revolucionar Seu Cultivo (E Sua…
A Menor Flor do Mundo Existe e Você Provavelmente Nunca Viu (Mas Deveria!) Sabe quando…
Sabe aquela roseira da sua vizinha que fica linda o ano todo enquanto a sua…