Isso parecia bobo, mas foi o fim das pragas no meu Tomateiro

Pessoal, eu precisava compartilhar isso com vocês! Semana passada eu estava quase desistindo do meu tomateiro. Sabe aquela sensação? Você cuida, rega, conversa com a planta (sim, eu faço isso também), e do nada aparecem umas praguinhas malditas devorando tudo.

Meu pé de tomate cereja estava lindo, cheio de flores, e de repente começou a aparecer pulgão e umas lagartas pequenas que estavam fazendo a festa. Eu já estava pensando em arrancar tudo e plantar outra coisa quando minha vizinha dona Rosa me ensinou um truque que mudou tudo.

O que estava acontecendo com meu tomateiro

Olha, eu achava que estava fazendo tudo certo. Regava todo dia pela manhã, tinha colocado um tutor bonitinho, a terra estava bem adubada. Mas aí começaram a aparecer:

  • Pulgões verdes grudados nas folhas novas
  • Umas lagartas pequenas que faziam buraquinhos nas folhas
  • As folhas de baixo começaram a amarelar

Nossa, que desespero! Eu ficava lá olhando a planta pensando “onde foi que eu errei?”. A real é que às vezes as pragas aparecem mesmo, não importa o quanto você cuide bem da planta.

O truque simples que mudou tudo

A dona Rosa, que tem 70 anos e um jardim que é uma obra de arte, chegou no meu quintal e falou assim: “Filha, você precisa fazer os bichinhos trabalharem pra você, não contra você”.

Aí ela me ensinou a plantar manjericão roxo bem pertinho do pé de tomate. Gente, parece bobagem, mas funciona mesmo!

O manjericão tem um cheiro que as pragas detestam, mas que atrai insetos benéficos como joaninhas e vespinhas pequenas que comem pulgão. É tipo ter seguranças naturais cuidando da sua horta.

Como aplicar essa técnica na sua horta

O que você vai precisar:

  • Mudas ou sementes de manjericão (de preferência o roxo, mas o verde também funciona)
  • Um espacinho ao lado do seu tomateiro
  • Paciência para esperar uns 15 dias para ver o resultado

Passo a passo super fácil:

1. Escolha o local certo Plante o manjericão a uns 20 centímetros do pé de tomate. Não precisa ser exato, vai no olhômetro mesmo. Eu plantei três mudinhas formando um triangulinho ao redor do meu tomateiro.

2. Prepare a terra Faça um buraquinho e adicione um punhadinho de húmus de minhoca. O manjericão gosta de terra fofa e bem drenada, igual o tomate.

3. Plante e regue bem Coloque a mudinha, aperte levemente a terra ao redor e regue. Nos primeiros dias, mantenha a terra sempre úmida.

4. Espere a mágica acontecer Em cerca de duas semanas você já vai notar a diferença. As pragas começam a diminuir e aparecem mais insetos benéficos.

Outros companheiros que funcionam

Depois que vi como o manjericão funcionou bem, resolvi testar outras plantas. Descobri que o tomate adora ter essas vizinhas:

Tagetes (cravo-de-defunto)

Essa florzinha laranja espanta nematoides e outras pragas do solo. Além disso, deixa a horta mais colorida e alegre.

Cebolinha

Planta bem fácil de cuidar e ajuda a afastar pulgões. Eu sempre tenho umas cebolinhas plantadas em vasinhos que vou espalhando pela horta.

Calêndula

Uma flor linda que atrai insetos polinizadores e ainda espanta algumas pragas. É tipo ter um jardim de flores na sua horta.

Cuidados extras que aprendi no caminho

Observe sua planta todo dia

Eu criei o hábito de dar uma passadinha pela horta todo dia de manhã, quando vou regar. Assim consigo perceber qualquer mudança rapidinho.

Não exagere no adubo nitrogenado

Descobri que quando a gente exagera no nitrogênio, as folhas ficam muito verdinhas e macias, o que atrai mais pragas. Equilíbrio é tudo!

Mantenha a área limpa

Folhas secas no chão podem virar esconderijo para pragas. Eu sempre dou uma limpada e uso essas folhas para fazer compostagem.

Resultados que me surpreenderam

Depois de um mês aplicando essa técnica, meu pé de tomate estava irreconhecível! As pragas praticamente sumiram, as folhas ficaram mais viçosas e, melhor ainda, começaram a aparecer joaninhas e abelhinhas que eu nunca tinha visto no meu quintal.

O mais legal é que agora tenho manjericão fresquinho para usar na cozinha. Já fiz pesto, temperei salada, e até coloquei umas folhinhas na água para dar um sabor diferente.

Ah, ia esquecendo! O manjericão também ajuda na polinização dos tomates. As abelhas adoram as florzinhas brancas que aparecem, então seus tomates ficam ainda mais bonitos e saborosos.

Tomateiro
Tomateiro

Variações que você pode testar

Se você não conseguir manjericão roxo, pode começar com o verde mesmo. Funciona bem também, só que o roxo tem o cheiro mais intenso.

Outra dica legal: se você cultiva tomate em vaso, pode plantar manjericão no mesmo recipiente, desde que seja bem grande. Eu fiz isso na varanda e deu super certo.

Para quem tem espaço, vale a pena fazer uma bordadura de manjericão ao redor de toda a horta. Fica lindo e funciona como uma barreira natural contra pragas.

Experimenta aí e depois me conta como foi! Tenho certeza de que você vai se surpreender com os resultados. E se der certo, passa a dica para frente – plantas felizes espalhadas por aí deixam o mundo mais verde e gostoso.

você pode gostar também