Como Fazer Muda de Rosa do Deserto com Galho: O Jeito Fácil Que Aprendi com Minha Vizinha

Olha, eu sempre achei que fazer muda de rosa do deserto era coisa de gente expert em jardinagem. Sabe aquela planta linda, meio gordinha na base, com flores que parecem de plástico de tão perfeitas? Pois é, eu tinha umas três em casa e morria de medo de mexer nelas.

Até que minha vizinha, a dona Marli, me viu babando nas rosas do deserto dela um dia e falou assim: “Menina, para de gastar dinheiro comprando. Vou te ensinar a fazer muda do galho mesmo, é tão simples que você vai rir da sua cara”.

E gente, ela tinha razão. A técnica é tão tranquila que até quem mata cacto (sim, eu já consegui essa proeza) consegue fazer. Hoje vou compartilhar esse conhecimento com vocês, do jeitinho que aprendi — sem complicação e sem mistério.

Por Que Fazer Muda de Rosa do Deserto em Casa?

A real é que essas plantas estão caríssimas nas floricueiras. Uma muda bem formada, com aquele caudex (a parte gordinha da base) bonito, pode custar facilmente 80, 100 reais ou até mais. E olha que estamos falando de uma plantinha ainda pequena.

Quando você aprende a fazer suas próprias mudas, pode ter quantas quiser. Dá para encher a varanda, presentear as amigas, trocar com outros colecionadores de plantas. Sem contar que é super gratificante ver aquele galhinho virar uma planta adulta e florida.

Ah, e tem outro detalhe: você pode escolher exatamente a cor que quer multiplicar. Tem uma rosa do deserto vermelha linda? Faz várias mudas dela. Aquela bicolor que você ama? Idem.

O Que Você Vai Precisar (É Menos do Que Imagina)

Nem precisa correr para loja de jardinagem comprar um monte de coisa. Provavelmente você já tem quase tudo em casa:

  • Um galho sadio de rosa do deserto com uns 15 a 20 cm
  • Tesoura de poda bem afiada (ou aquela tesourinha de cozinha mesmo, só limpa ela antes com álcool)
  • Vaso pequeno de plástico (aqueles de 1 litro já servem)
  • Substrato leve — pode ser areia lavada misturada com terra vegetal
  • Um pouquinho de enraizador (opcional, mas ajuda bastante)
  • Jornal velho ou papel toalha

Vai por mim, não precisa complicar. Quanto mais simples, melhor funciona.

Passo a Passo Para Fazer Sua Muda

Escolhendo e Cortando o Galho

Primeira coisa: escolhe um galho que esteja saudável, sem manchas estranhas ou partes murchas. O ideal é que ele tenha a grossura de um lápis ou um pouquinho mais. Galhos muito fininhos ou muito grossos não pegam tão bem.

Corta ele numa diagonal bem certinha, sabe? Isso aumenta a área de absorção de água e nutrientes. Depois desse corte, vem a parte que muita gente pula e acaba perdendo a muda: deixa esse galho secar.

O Segredo Está na Secagem

Nossa, quando a dona Marli me falou para deixar o galho secando por uns 3 a 5 dias antes de plantar, eu achei que ela tinha pirado. Mas é exatamente isso que faz a diferença entre a muda pegar ou apodrecer.

Coloca o galho em cima de um jornal, num lugar com sombra e ventilado. Nada de sol direto. A ponta cortada vai cicatrizar e formar uma casquinha. Isso evita que entre fungo e apodreça tudo quando você plantar.

Eu costumo deixar uns 4 dias, só para garantir. Tem gente que deixa até uma semana, principalmente se o galho for mais grosso.

Preparando o Substrato Ideal

Enquanto o galho seca, prepara o substrato. Rosa do deserto detesta ficar com os pés molhados, então o segredo é um substrato bem drenado.

Eu faço assim: metade de areia lavada de construção e metade de terra vegetal. Simples. Tem gente que adiciona perlita, casca de arroz carbonizada, fibra de coco… pode até ser legal, mas não é obrigatório.

Mistura tudo bem misturado mesmo e coloca no vasinho. Não aperta muito não, deixa fofo.

Plantando a Muda

Depois que aquela casquinha formou na ponta do galho, chegou a hora. Se você tiver enraizador em pó, passa na pontinha cortada. Isso acelera o processo, mas confesso que já fiz sem e funcionou também.

Faz um buraquinho no substrato com o dedo mesmo e enfia o galho até mais ou menos um terço da altura dele. Firma bem a terra em volta para ele ficar firme e não tombar.

Uma coisa importante: não molha logo depois de plantar. Eu sei que dá vontade, mas resiste. Espera uns 3 dias para dar a primeira água, e mesmo assim bem pouquinha.

Cuidados Nos Primeiros Meses

Agora começa a parte da paciência. Coloca o vasinho num lugar com bastante luz indireta, mas sem sol forte direto. Tipo embaixo de uma árvore ou numa varandinha coberta.

Nas primeiras semanas, molha só quando o substrato estiver completamente seco. E quando eu digo completamente, é enfiando o dedo na terra para checar mesmo. Rosa do deserto aguenta sede tranquilo, mas um excesso de água mata rapidinho.

Mais ou menos depois de um mês, se você puxar levinho o galho e sentir resistência, é sinal de que as raízes começaram a pegar. Fica feliz, mas não muda nada ainda no trato.

Quando as Primeiras Folhinhas Aparecem

Ah, que alegria quando você vê aqueles pontinhos verdinhos nascendo! É tipo ver um filho crescer (as pessoas com plantas vão entender a comparação, prometo que não sou doida).

Quando as folhas aparecerem, você pode começar a aumentar aos poucos a exposição ao sol. Vai acostumando ela devagar. Primeiro umas horinhas de sol da manhã, depois vai aumentando.

A rega também pode ser um pouquinho mais frequente, mas continua sendo de leve. Eu costumo molhar a cada 3 ou 4 dias no verão, e no inverno pode ir para uma vez por semana ou até menos.

Erros Que Eu Cometi (Para Você Não Repetir)

Olha, na primeira tentativa eu perdi umas três mudas porque fui ansiosa. Plantei o galho sem deixar secar direito e molhei demais nos primeiros dias. Resultado? Apodreceram todas.

Outra coisa que aprendi na marra: não adianta querer apressar o processo colocando no sol forte logo de cara. Queimei umas mudas fazendo isso. A planta precisa criar raízes primeiro, senão ela simplesmente murcha e morre.

E tem mais uma: não fica cutucando para ver se pegou. Deixa ela quietinha lá fazendo o trabalho dela. Quanto menos você mexer, melhor.

Variações Que Funcionam Bem

Tem gente que prefere fazer a muda direto na água primeiro, deixando o galho num copinho até criar raízes, para depois passar para o substrato. Funciona também, mas eu acho mais trabalhoso porque tem que trocar a água toda hora.

Outra variação é usar aqueles potinhos de germinação, sabe? Aquelas bandejas com várias células pequenas. É legal quando você quer fazer várias mudas de uma vez. Depois é só transplantar quando crescerem.

Já vi gente usando casca de coco pura como substrato, e o resultado foi bem legal. A vantagem é que drena super bem e as raízes adoram.

Dicas Extras Para Acelerar o Processo

Se você mora numa região mais fria, coloca as mudas dentro de casa num cantinho mais quentinho. Rosa do deserto é do deserto mesmo, gosta de calor. Temperatura abaixo de 15 graus ela para de crescer e pode até sofrer.

Outra dica que a dona Marli me deu: quando a mudinha já tiver com uns 4 ou 5 meses e tiver crescido bem, faz uma podinha nas pontas. Isso estimula ela a criar mais galhos e ficar mais cheia. E aqueles galhos que você podou? Pode fazer mais mudas com eles. É um ciclo sem fim de rosas do deserto pela casa toda.

Ah, ia esquecendo: adubo só depois de uns 2 ou 3 meses, quando a planta já estiver bem estabelecida. Use algo com mais fósforo (aquele número do meio na embalagem) para estimular raízes e flores.

Como Fazer Muda de Rosa do Deserto com Galho
Como Fazer Muda de Rosa do Deserto com Galho

Pronto, agora você tem tudo para começar sua coleção de rosas do deserto sem gastar uma fortuna. E sabe o que é mais legal? Daqui a um ano você vai estar dando muda para todo mundo, igual eu faço hoje. Vira quase um vício multiplicar essas plantinhas lindas.

Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar como está indo com suas mudas, fica à vontade. A gente aprende muito trocando experiência de jardinagem. E se der errado na primeira vez, não desanima não. Até eu, que hoje tenho umas vinte rosas do deserto, já matei várias no começo. Faz parte do aprendizado!

você pode gostar também