A forma mais surpreendente de usar babosa no seu jardim

Gente, vocês não fazem ideia de quantas utilidades tem essa babosa que todo mundo tem em casa! Durante anos eu só usava ela para queimadura e olhe lá. Até que minha mãe, que é dessas pessoas sábias que conhece cada plantinha do quintal, me mostrou mil e uma formas de aproveitar a babosa no jardim.

Resultado? Minha babosa virou a queridinha do quintal e eu descobri que ela é tipo um canivete suíço das plantas – serve para quase tudo! Vou contar todos os truques que aprendi e como vocês podem fazer a mesma coisa.

Por Que a Babosa é uma Planta Curinga?

A babosa é daquelas plantas que nossos avós sempre tiveram no quintal e nunca souberam exatamente por quê. Ela é originária da África, mas se adaptou tão bem aqui no Brasil que parece nativa.

O gel que tem dentro das folhas é puro ouro líquido para o jardim. Tem propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e ainda estimula o crescimento de outras plantas. É tipo ter uma farmácia natural crescendo no vaso!

Minha babosa já tem uns cinco anos e está enorme. De uma plantinha pequena que ganhei da vizinha, hoje tenho umas quinze mudas espalhadas pela casa. E o melhor: uso ela para tudo que é canto do jardim.

Formas Práticas de Usar a Babosa no Jardim

Enraizador natural para mudas: Essa foi a primeira descoberta que me deixou de queixo caído. Corte uma folha de babosa, tire o gel e misture com um pouco de água. Mergulhe os galhinhos que quer enraizar nessa mistura. Funciona melhor que qualquer enraizador comprado!

Fungicida caseiro: Quando suas plantas ficam com aquelas manchinhas brancas nas folhas (oídio), misture gel de babosa com água e borrife nas folhas afetadas. Uso essa receita há dois anos e nunca mais tive problema com fungos.

Cicatrizante para plantas: Se você cortou um galho da planta ou ela teve algum machucado, passe gel de babosa fresco no local. Ajuda a cicatrizar rapidinho e evita infecções.

Adubo líquido nutritivo: Bata no liquidificador uma folha de babosa com água e deixe curtir por 24 horas. Coe e use para regar as plantas uma vez por semana. Elas ficam mais verdinhas e resistentes.

Como Fazer o Gel Caseiro (Jeito Certo)

Olha, tem um jeito certo de tirar o gel da babosa sem desperdiçar nada:

Escolha a folha madura: Pegue sempre as folhas de baixo, que são mais grossas e velhas. As de cima deixe para a planta continuar crescendo.

Corte na base: Use uma faca bem afiada e corte rente ao caule. A folha vai “sangrar” um líquido amarelado – isso é normal.

Deixe escorrer: Coloque a folha em pé por uns 15 minutos para sair toda essa seiva amarela, que pode irritar a pele.

Retire o gel: Corte as laterais com espinhos, abra a folha como um filé e raspe o gel com uma colher. Guarde na geladeira por até uma semana.

Uma folha grande rende bastante gel. Uso uma parte para as plantas e sempre sobra um pouquinho para passar no rosto também – dois coelhos numa cajadada só!

Receitas que Testei e Aprovei

Spray anti-pragas: 2 colheres de gel de babosa + 1 litro de água + 1 colherinha de detergente neutro. Mexe bem e borrifa nas plantas atacadas por pulgões. Funciona mesmo!

Tônico para orquídeas: 1 colher de gel + 500ml de água. Borrife nas raízes aéreas das orquídeas uma vez por semana. As minhas nunca mais ficaram ressecadas.

Fortificante para mudas pequenas: Gel puro diluído em água (1:3). Rego as mudas novas com essa mistura e elas crescem mais rápidas e fortes.

Pasta cicatrizante: Gel puro mesmo, direto da folha. Passo em qualquer ferimento nas plantas – funciona para galhos quebrados pelo vento, cortes de poda, tudo.

Multiplicando suas Babosas

Aqui vem uma parte linda: como fazer mudas das suas babosas. É mais fácil que descascar banana!

A babosa faz filhotinhos naturalmente ao redor da planta mãe. Quando eles estão com uns 10 cm de altura, já podem ser separados. É só desenterrar com cuidado, deixar cicatrizar por um dia na sombra e plantar em vaso novo.

Eu sempre tenho mudas de babosa para dar de presente. Todo mundo fica feliz quando ganha uma, principalmente depois que explico todos os usos. Já distribuí umas vinte mudas entre amigas e família!

Cuidados Especiais no Cultivo

Sol, mas não muito: A babosa gosta de luz, mas sol direto o dia todo pode queimar as folhas. Manhã com sol e tarde na sombra é perfeito.

Rega controlada: Essa é a regra de ouro – só regue quando a terra estiver bem seca. Babosa apodrecida por excesso de água é coisa triste de ver.

Terra drenante: Misture terra comum com areia grossa e pedriscos. A babosa odeia terra encharcada e ama solo que drena rapidinho.

Vaso com furo: Fundamental! Sem drenagem, não adianta nem tentar. As raízes apodrecem rapidinho em água parada.

Dicas de Colheita Sustentável

Uma coisa que aprendi com o tempo: não fique cortando folhas da babosa toda hora. Deixe a planta descansar entre uma colheita e outra.

Eu corto no máximo duas folhas por mês da minha babosa grande. Para uso no jardim, isso é mais que suficiente. A planta agradece e continua crescendo saudável.

Sempre corte as folhas mais externas e maduras. As do centro são o futuro crescimento da planta. É tipo uma parceria: você cuida dela, ela cuida das suas outras plantas.

Combinações que Funcionam

Descobri que a babosa fica linda plantada junto com outras suculentas. Criei um cantinho na varanda só com babosas, espadas-de-são-jorge e algumas echeverias. Além de bonito, é super prático – todas gostam dos mesmos cuidados.

Também planto babosa perto das minhas plantas mais delicadas. Quando preciso de gel para algum tratamento, está sempre à mão. E esteticamente fica harmonioso – as folhas grossas da babosa contrastam bem com folhagens mais delicadas.

A forma mais surpreendente de usar babosa no seu jardim

Resultados que me Emocionam

Hoje, quando olho meu jardim, vejo como a babosa transformou minha relação com as plantas. Não preciso mais correr para loja de jardinagem toda vez que uma planta fica doente ou quando quero fazer mudas.

Minha filha já aprendeu a usar o gel para pequenos machucadinhos das plantas dela. Virou tradição nossa: qualquer plantinha que não está bem, primeiro tentamos com a babosa. Na maioria das vezes, resolve!

O mais gostoso é saber que tenho uma farmácia natural crescendo no quintal. E ainda por cima, multiplico mudas para compartilhar essa magia com outras pessoas. Não tem preço ver a alegria de alguém quando descobre que pode cuidar das plantas de forma natural e eficaz.

Experimenta essas dicas aí e me conta depois como foi! Tenho certeza que sua babosa vai virar a estrela do jardim também.

você pode gostar também